Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Núcleos e GT-ANPEPP Histórico e repercussões do RIHS

Histórico e repercussões do RIHS

Pequeno histórico do RIHS-UFSCar, dos núcleos nacionais e intercâmbios internacionais a ele articulados. Ver também o GT-ANPEPP, formado pelos pesquisadores articulados a este grupo.

Pequeno histórico

A criação do Grupo RIHS/UFSCar foi motivada pela necessidade de organizar as atividades relativas a esta temática, de modo a garantir visibilidade à produção científica que já vinha se acumulando, facilitar o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas, elaborar e disponibilizar recursos instrucionais para o ensino e as atividades de extensão universitária (serviços à comunidade).

A composição inicial do Grupo RIHS/UFSCar resumia-se aos coordenadores e orientandos de graduação e pós-graduação, acrescida de um ou outro pesquisador esporadicamente vinculado. No entanto, a preocupação com atividades coletivas de investigação e uma divulgação mais sistemática e coerente da área em nosso meio, levou os coordenadores, a partir de 1995, um intensivo esforço de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior.

Os núcleos do RIHS

Esse esforço gerou o atual conjunto de Núcleos RIHS, de diferentes instituições brasileiras RIHS-UNESP, RIHS-UFSJ(MG), RIHS-UERJ, RIHS-USP(R.Preto), RIHS-UNESA(RJ), RIHS-UnB(GO), RIHS-Evangélica(PR), RIHS-UEL(PR), RIHS-UNITAU(SP), RIHS-FACIMED(RO); RIHS-IEHS. 

Intercâmbios internacionais

Este grupo mantém intercâmbio com núcleos de pesquisa do exterior, destacando-se Frank M. Gresham (Universidade deLouisiana/USA); Margarida Gaspar de Matos (Fac. de Motricidade Humana/Portugal); Maria Refugio Rios Saldanha (Univ. Nacional do México/México); Fabian Olaz, (Univ. Nacional de Córdoba/Argentina); Anne Marie Fontaine (Universidade do Porto - Portugal).

A criação do GT-ANPEPP foi um marco importante na histórica do grupo RIHS, gerando um conjunto de novos intercâmbios e produções acadêmicas.

Repercussões

As atividades e produtos do Grupo RIHS tem produzido algumas repercussões importantes no cenário nacional da Psicologia, principalmente em termos de:

  • Divulgação do campo teórico-aplicado das Habilidades Sociais no Brasil, por meio de publicações de livros, artigos em periódicos, apresentações em reuniões científicas nacionais e internacionais e cursos de extensão à comunidade.
  • Formação de recursos humanos para a pesquisa e a atuação profissional na área das Habilidades Sociais, por meio de orientação a projetos de alunos de graduação e pós-graduação e também da prestação de serviços à comunidade
  • Intercâmbio com pesquisadores de outras instituições do Brasil (destacando-se o Grupo de Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, ANPEPP) e do exterior (por meio de projetos que integram pesquisadores de Portugal, Espanha, México e Estados Unidos).

Fotos do GT-ANPEPP em 2010

Ações do documento
Visitas
contadores

Tagesgeld

Data inicial: 01/03/2009

Entre em Contato
Clique aqui para acessar o Formulário de Contato. Favor indicar sua formação, area de atuação e cidade.
« Novembro 2020 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
Corpus e Tesauro HS

Corpus e Tesauro HS

Localizacao UFSCar - Sao Carlos - SP

Veja no Google Maps: